Curiosidades

A origem do pão de queijo.

A origem dessa iguaria é incerta, estudos dizem que o pão de queijo surgiu, no século 19, na época dos escravos, mas na decada de 60 começou sua verdadeira carreira de sucesso no estado de Minas Gerais.
Nas fazendas de Minas e Goiás, quando as cozinheiras a preparavam para servir seus senhores, época onde houve mais oferta de leite,ovos e queijos em função da espanção da pecuária.mas se tornou popular no Brasil a partir da década de 50. Naquela época, não se imaginava que o pão de queijo fosse ultrapassar as fronteiras “das Minas Gerais”, muito menos que ganharia o mundo, tornam-se marca de empresas famosas.
Comer queijo após as refeições era hábito antigo,mas no século 19 o queijo sobrava e endurecia. E como a farinha que chegava era muito ruim, começaram, a subistituí-la por polvilho nas receitas de pães.
Essa época também foi propícia ao desenvolvimento das quitandas.
Antes a produção de açucar, aguardente e compotas era clandestina,longe dos olhos da metrópole, que direcionava todo o esforço produtivo para o ouro.
A origem do pão de queijo se confunde com a própria origem da culinária mineira, acompanhando a evolução de seus ingredientes: primeiro surgiu a goma, vindo da mandioca sob a forma do polvilho doce ou azedo; depois a gordura de porco, o sal, o ovo, o leite, a nata, a manteiga e por último o queijo, que aos poucos incorporou-se ao biscoito de goma (precursor do pão de queijo)moldados sob a forma de pequenas bolinhas e finalmente assados.
O pão de queijo é tão brasileiro como o futebol, carnaval e caipirinha!

Anúncios