Saúde com sabor.

Tudo começa no café-da-manhã
A noite é o período em que o corpo passa mais tempo sem receber alimentos. O intervalo provoca a redução de uma série de substâncias químicas nos “reservatórios” do organismo, levando, por exemplo, à voracidade. E todos sabemos: quando ficamos com muita fome, passamos do limite e somos capazes de comer feijão gelado, entre outras loucuras calóricas.
A falta das tais substâncias químicas já seria razão suficiente para tomar um bom café-da-manhã todos os dias. Afinal, é com esse ritual matutino que o corpo inicia a renovação das energias, após tantas horas hibernando. Há, entretanto, outro bom motivo para comer depois de sair da cama. Evitar o ganho de peso.
Estudo feito com 6.764 homens e mulheres no Reino Unido, entre 40 e 75 anos, e publicado no American Journal of Epidemiology em junho do ano passado, mostrou que indivíduos que comeram bem e ingeriram mais calorias nesta do que em outras refeições do dia conseguiram se manter no peso. Isso não significa comer alimentos calóricos e em grandes porções para matar a fome. “O ideal seria consumir entre um terço e um quarto dos requisitos calóricos do dia logo depois de acordar”, diz o médico Alfredo Halpern, doutor livre-docente em Endocrinologia e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Ou seja, considerando uma dieta de 2 mil calorias diárias, só no café-da-manhã teriam de ser ingeridas entre 500 e 660 calorias. De fato, é uma bela refeição, tanto para quem acorda cedo como para os que dormem até mais tarde. Nessa refeição matinal, recomenda-se distribuir, de maneira equilibrada, proteínas e cálcio (leite), carboidratos (pães) e gorduras (margarinas, maionese, requeijão etc.), além de fibras (grãos e frutas) para dar ao corpo, logo cedo, o combustível que ele merece.
Como nem sempre o ideal combina com o real, o jeito é respeitar o perfil de cada um e ter uma dieta o mais saudável possível – algo que uma única xícara de café definitivamente não é.  Hoje temos a nossa disposição produtos de grande valia, sabor e de rápido preparo, como por um exemplo nossa linha de produtos, então você não tem a mais deculpa da pressa para deixar de ter um saboroso e farto café da manhã.


Anúncios